Longe como dezasseis

Querida mana,

Por muito amor, feliz aniversário. Por muito longe, feliz aniversário. Por muita saudade, feliz aniversário. Daqui um beijo, um abraço e o teu sorriso, o teu carinho e a tua existência gravados. Hoje fazes dezasseis anos, estou orgulhosa de ti. Lembro-me de quando fiz dezasseis anos e de como o teu sorriso grande no teu rosto pequeno, iluminavam já os meus dias, no brilho dos teus olhos pretos.

Hoje estamos longe nestes dezasseis anos, mas penso em ti. Como todos os dias. Claro que é especial ter um dia assim. Acredita que é. Os caminhos que levamos nem sempre nos permitem estar de mão dada, mas estás dentro do meu coração, literalmente. Isto quer dizer que existes mesmo dentro de mim. Para este novo ano queria dizer-te que muitas coisas vão mudar, e vão mesmo. Eu sei que és forte para viver o que está para acontecer, só queria dizer-te que vais conseguir. Uma nova escola, uma nova rotina, novos colegas. Muitas coisas novas. Mas nem tudo vai mudar: a mãe continua do teu lado, eu continuo aqui e as duas continuamos a apoiar-te, tal como todos os outros, que tu sabes, que gostam de ti.

Além destas novas mudanças, que não te escondo me fazem pensar muito, outras coisas vão continuar iguais. Nem sempre todos os teus colegas vão ser simpáticos, alguns vão dizer coisas que magoam. O que vai mudar és tu: em lhes ensinando e em lhes mostrando de que és capaz, de que existes, que és linda, que fazes o melhor do teu melhor. Promete-me que não tens medo e que não deixarás de brilhar no meio do escuro deles. Eu acredito em ti.

Quando fiz dezasseis anos muitas coisas foram difíceis nessas mudanças que tu vais encontrar. Mas sabes qual é o resultado? O melhor resultado é olhar para trás hoje e ver que consegui mudar a página e continuar a crescer, a ser maior, a ser melhor. Como tu. Vais conseguir mudar cada uma dessas pessoas que não acreditam. Eu acredito. Por cada vela do teu aniversário conta um desejo: o maior, o melhor, o que mais pode fazer-te feliz. Fecha os olhos e acredita. E agora trabalha. Trabalha muito. Pratica a leitura, a escrita e os cálculos. Cada um desses treinos vai ajudar-te mais tarde. E assim, cada um desses desejos será uma realidade, prometo.

Não prometo estar aí, tu sabes. Mas estou aqui para que possamos juntas viver com mais intensidade os momentos que temos. Eu sei que são menos, que tu querias muito que fossem mais. Acredita não é fácil. O melhor de estar longe é que existe sempre uma surpresa a cada encontro, uma nova mana para ti e uma nova mana para mim. Que este novo ano seja o maior, o melhor e o mais lindo que possas criar e viver. Com muito, muito amor da tua mana. Je t’aime.

Ryan McGuire_103
Imagem Editada ©Ryan McGuire
Um comentário em “Longe como dezasseis

  1. 16 anos… Quando nos conhecemos “elas” tinham 6 🙂
    Parabéns para a adolescente. Parabéns para ti, pelas palavras, pelo carinho, pelo afecto. Pela presença na ausência.
    Beijinhos e força 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixa o teu comentário !

